Perguntas Frequentes

Boas práticas de envio – 2024
Última atualização 11 meses atrás

Caso suas mensagens enviadas por nossa estrutura não cheguem ao destinatário e retorne Bounces informando rejeição, relatos de SPAM e/ou Blacklist, verifique se as mesmas estão sendo feitas de forma correta.
Como não temos um processo para evitar essa situação, devido aos vários filtros existentes, separamos algumas recomendações abaixo.

Como funciona o processo de envio

  • A taxa de entregabilidade dos envios irá depender dos seguintes fatores: Reputação de sua conta e Quantidade de Denúncias.
  • Reputação da sua conta: A reputação de sua conta é levada em consideração por nosso sistema. Se em seus envios há uma taxa alta de emails inválidos e bounces, seu disparo terá uma reputação ruim, fazendo assim com que as mensagens caiam na pasta SPAM e aumente a taxa de erros de recebimento.
  • Quantidade de Denúncias: As denúncias estão relacionadas ao envio de SPAM, não necessariamente na entrega a pasta SPAM, mas sim, no disparo de mensagens que foram classificadas como SPAM pelos destinatários.

Política RFC3463

  • Devido a política RFC3463 e de Anti-Spam, não podemos informar os contatos que denunciaram e os contatos suspeitos, pois cabe ao proprietário da lista realizar o gerenciamento dos contatos e a atualização dos mesmos.
  • A estrutura irá filtrar o conteúdo das mensagens, gerando a pontuação da mensagem, onde ao exceder determinado valor essa mensagem pode ser classificada como SPAM e também descartada devido a política de SPAM dos servidores de envio e recebimento.
  • Havendo contatos suspeitos e denúncias por parte dos destinatários, a reputação da sua mensagem vai ser baixa e com isso a chance da sua mensagem ser considerada SPAM ou ser Recusada pelo Destinatário será maior.
Melhorias para o Envio

Não utilize listas compradas

  • Essas listas, apesar de possuírem milhares de endereços eletrônicos, já tem boa parte dos Servidores de e-mails que bloqueiam estes contatos. Portanto, apesar de dar mais trabalho e levar mais tempo, construa sua lista própria de e-mails.
  • Os emails que estão em uma lista comprada geralmente são os piores possíveis. Pessoas que têm seu endereço nessas listas muito provavelmente recebem emails de diversas outras empresas que também compraram endereços.
  • Além disso, geralmente essas listas têm muitos emails que não existem ou que foram desativados. Ao incluir esses emails na lista e fazer o envio, os serviços de disparo disponíveis no mercado já identificam o “erro” e interpretam como um sinal claro que a lista não é atual ou que não foi construída com qualidade.
  • Resultado: Sua empresa fica com uma reputação baixa para os próximos disparos e com isso a chance da sua mensagem ser considerada SPAM ou ser Recusada pelo Destinatário será maior.


Conteúdo da Mensagem

Assunto

  • Um bom assunto fornece um bom resumo quanto ao conteúdo do e-mail que o destinatário irá receber. Visto que o assunto é a primeira coisa que o destinatário enxerga, mantenha-o livre de erros, seja bem objetivo e não utilize textos em CAIXA ALTA.
  • Evite usar palavras como: promoção, free, clique aqui, grátis, crédito, GRATIS, atenção, oi, urgentemente, imediato, para você, PARE, desconto, oferta, agora, quente, incrível, satisfação, faça agora, aplique agora, só hoje, como visto na TV, evite, seja seu próprio patrão, trabalhe em casa, bônus em dinheiro, dinheiro de graça, dobre sua renda, ganhe $, marketing multinível, ganhe dinheiro, faça dinheiro, seja pago semanalmente, dinheiro sério, dentre várias outras palavras.

Fontes

  • Procure usar apenas uma dessas fontes básicas: Times New Roman, Georgia, Arial, Verdana ou Calibri. Outra coisa a se levar em consideração é utilizar fonte de tamanho 10 ou 12.

Anexos

  • Caso seu email precise ser enviado com um Anexo, prefira arquivos que não ultrapasse 1MB.
  • Se o arquivo for maior que isso, compacte ele para .zip .
  • Evite anexos com extensões suspeitas, exemplo: .exe, .eml, .dll e etc., veja em fóruns no Google quais são;

Cuidado com símbolos “ç” e “~”

  • O português é a única língua que utiliza esses símbolos, por isso evite utiliza-los;
  • Nos servidores de e-mails este tipo símbolo não é interpretado;
  • Não exagere destes caracteres ao lado: ( !!!, ???, ?! );
  • Evite emails escritos com a cor Vermelha ou Verde;
  • Títulos: Não deve ter apelidos ou nomes no diminutivo.

Corpo da Mensagem

  • No corpo da mensagem prefira textos curtos e diretos, com isso você passará a mensagem com mais objetividade.
  • Evite usar short-links (Links curtos), usar links de uma forma geral no corpo da mensagem.
  • Na assinatura evitar usar links incorporado na imagem, bem como, usar uma imagem desproporcional. Pois pode pontuar negativamente e com isso ser caracterizado como SPAM.
Este site depende de cookies temporários para funcionar, mas nenhum dado pessoal é armazenado nos cookies.
OK

Carregando ...